PMOC ar-condicionado como fazer a gestão da manutenção?

SISTEMA DE GERENCIAMENTO PMOC AR-CONDICIONADO. Muitas pessoas buscam sobre o que é PMOC, outros buscam pelas ferramentas que são necessárias para gestão da manutenção preventiva em condicionadores de ar, neste artigo vou te mostrar detalhadamente tudo a respeito do PMOC, é a melhor ferramenta de gerenciamento mais usada para este fim.

PMOC do que se trata, o que tem haver com ar-condicionado?

o que é PMOC ar-condicionado e gestão da manutenção

Neste artigo você vai ver:

  • PMOC o que é?
  • A ANVISA e suas normas
  • Planos de manutenção para ar-condicionado
  • Controle de manutenção pmoc anvisa
  • Dúvidas referente ao PMOC

 

  1. Quem fornece e como é aplicado o PMOC?
  1. Mas em meu estabelecimento, só tem ar-condicionado daqueles de janela, ainda tenho que ter o PMOC ar-condicionado?
  1. É fato de um aparelho Split não conter uma renovação de ar. Ele estará infringindo a lei da portaria 3.523/MS?
  1. Qual é tempo de instalação do PMOC?
  1. Quais são os benefícios  de ter o PMOC?
  1. Quais são os profissionais que podem fazer a criação do PMOC?
  1. Trabalho em uma unidade de saúde e necessário saber se o ar-condicionado está dentro das normas do PMOC?
  1. Qual é a regularidade de limpeza dos ar-condicionados?
  1. É possível usar o ar-condicionado Janela e Split em salas de cirurgia?
  • Você precisa de planejamento e controle da manutenção ar-condicionado?
  • Vantagens do Sistema para Gerenciamento do PMOC ar-condicionado em Excel!

PMOC o que é?

O que é PMOC? PMOC É um projeto imposto na Portaria 3.523/GM em agosto de 1998, que promete assegurar o status do local e defender o bem estar das pessoas.

 

Ele vale para o dono de um imóvel , pessoas que pagam aluguel e é propostos há pessoas encarregadas por sistema de refrigeração com poder acima de 60.000 BTU’s.

 

Se por caso alguém não seguir as ordem postas pela lei  deste projeto pode acontecer que sua empresa pague uma pena de até R$ 200 mil, que é um preço salgado para o povo.

 

Seguindo com a medida  sugerida pela PMOC a investigação do processo  de manutenção, deve ser executada por um profissional adequado para essa atividade , é o mesmo que vai definir quando a averiguação e limpeza será executada.

Conheça uma ferramenta fantástica para gerenciamento PMOC.

Pmoc- gerenciamento de manutenção ar condicionado

A ANVISA tem leis tensas em relação há PMOC.

A Anvisa obtêm normas que são bastantes tensas,  que definem que todas os estabelecimentos e empresas, que tenha um volume térmico que seja maior ou igual a sessenta mil (60.000) btu’s ou 5RT, seja obrigatório a continuar com o projeto PMOC ar-condicionado.

Planos de manutenção para ar-condicionado em PMOC:

Tendo em conta para termos uma visão melhor,  aqui vai alguns exemplos que podem ajudar a entender melhor  todos os planejamentos e controle de manutenção:

Verificação semestral: Que  é feita o controle de manutenção em aparelhos de ar-condicionado 2 vezes durante o ano. O plano é indicado para simples residências;

 

Verificação bimestral: é feito um serviço de  dois em dois  meses dentro de um ano. É fundamental  para grandes empresas, residências ocupacionais e escritórios;

 

Verificação mensal: é feito um aperfeiçoamento preventivo e corretivo todos os 12 meses do ano. Indicado apenas para empresas.

 

Controle de manutenção pmoc anvisa. A ANVISA obtêm leis pesadas para revisão de ar-condicionado com PMOC. Na lei conhecida como Portaria 3523 da ANVISA, tem umas normas que se deve seguir onde se define que a empresa/estabelecimento tenha um fardo térmico maior ou igual a sessenta mil btu’s (60.000 btus) ou 5TR, que faz com que seja praticamente obrigado a ficar com o PMOC ar-condicionado.

Dúvidas referente ao PMOC, Quem fornece e como é aplicado o PMOC gestão da manutenção para ar-condicionado?fora dos padrões PMOC ar-condicionado relatório de manutenção

Bom… compreendendo com a lei, toda empresa/estabelecimento sendo privado ou público que tenha uma carga maior que 60.000 btu’s de planejamento e controle da manutenção condicionadores de ar.

 

A pessoa que é encarregada que no caso é o engenheiro terá que preencher uma pequena lista feita possivelmente em excel para que tenha  programação de manutenção preventiva em PMOC ar-condicionado.

 

Ele irá conter todas as indicações de possíveis falhas, informações de sujeiras e outras referências que tem no sistema para gerenciamento do PMOC em condicionadores de ar.

 

Com o profissional, que no caso é o técnico já é diferente, ele terá que fazer uma varredura do status total dos aparelhos de ar-condicionado, incluindo a limpeza de todos os filtros, a verificação do funcionamento e se possível fará trocas de peças.

 

Existem ocasiões que o ar-condicionado deverá ser levado pelo Profissional, onde será feita uma análise total do equipamento e lá ocorrerá uma manutenção, onde também será feito desmontagem para que seja feita a limpeza, e se possível a adicionar produtos para a lubrificação do ar-condicionado.

 

Mas na minha empresa, só tem ar-condicionado daqueles de janela, ainda tenho que ter o PMOC?

Ar condicionado de janela PMOC

A resposta para essa pergunta é sim, você terá que ter o planejamento e controle da manutenção de aparelhos de ar-condicionado. E pela lei você tendo em seu estabelecimento aparelhos condicionadores de ar é preciso ter o laudo técnico ou PMOC.

 

E se seu estabelecimento tiver 2 ar-condicionados por exemplo, e cada um tendo 36.000 btus fazendo essa soma irá conter os 72.000 btus. Essa soma é válida e está acima do valor padrão que é os 60.000 btus.

É fato de um ar-condicionado Split não conter uma renovação de ar. Ele estará infringindo a lei da portaria 3.523/MS?

Para estar adquirindo a ferramenta que é mais do que recomendada.Pmoc- gerenciamento de manutenção ar condicionado

De acordo com o Ministério da Saúde, ao fazer parte da área de  locais que façam o uso dos aparelhos só exerceu por caracterizar que a boa essência do ar interfere também na saúde das pessoas que ocupam esses locais com um ambiente que seja climatizado.

 

Essa questão de fazer trocas de aparelhos foi colocada para que evite o máximo possível  ou até mesmo, para que não houvesse a saturação do ambiente.

 

Esse conceito oposto também é colocado pela lei da norma Brasileira ABNT NBR 16401-1 2008, que também é seguido pelos padrões opostos pelas leis internacionais.

 

Os mantimento de renovações não são exigidos pelo Ministério da Saúde em conformidade com a norma brasileira.

 

Existe uma coisa que você deve prestar a atenção, que é na instalação dos aparelhos de ar-condicionado, que pode meter-se na carga térmica, sem estar por acaso garantindo essa renovação do ar, não atendendo aos padrões opostos que são pedidos, e possivelmente pode ocorrer problemas para seu estabelecimento.

Qual é tempo de instalação do PMOC para ar-condicionado?

Isso vai depender da quantidade de aparelhos que existe no lugar exigido, como por exemplo os acessos, o planejamento e a condição de uso atual.

 

Dependendo da situação pode até levar uns dias, mas a partir da hora que você fazer o pedido do PMOC pela empresa da Anvisa, é só fazer o pedido do documento do estabelecimento que a instalação do PMOC já estará acontecendo.

 

Quais são os benefícios de ter o PMOC?

A vantagem de ter o PMOC é ter o planejamento e controle de manutenção e a gestão de manutenção preventiva do ar-condicionado. Além dessas vantagens existem outras como a prevenção de pagar uma multa de 200,000 mil Reais, aumentar drasticamente a vida dos aparelhos de ar-condicionado, melhorar o local onde os aparelhos estão em uso e evitar muitos gastos que não são necessários.

 

Quais são os profissionais que podem fazer a criação do PMOC ar-condicionado?

Em conformidade com  lei da resolução COMFEA n° 218/73 que absolveu o trabalho de cada categoria de profissional da área da engenharia, arquitetura, agronomia que determina no artigo 12 l que tenha autorização CREA.

Trabalho em uma unidade de saúde é preciso saber se o ar-condicionado está dentro das normas do PMOC?

Bom, existe um documento que pode te dar essas informações, e o nome do mesmo é Orientações de Engenharia para Hospitais de Referência. Lá vai ter todas as indicações que precisa para proceder com o combinado.

Qual é a regularidade de limpeza dos ar-condicionados?

A frequência que se deve fazer a limpeza é de 6 em 6 meses, isso é recomendado pela lei  da resolução Anvisa RE 9/03.

 

Mas existe uma outra lei que faz com que fique tudo diferente, que é a lei da resolução Portaria MS nº 3.523/98, que diz que é recomendável a limpeza 1 vez por mês, pelo técnico que também é responsável por escolher o período da limpeza e inspeção.

 

Uma coisa que se deve prestar a atenção é que se deve contratar o serviço de manutenção mensal a uma empresa de climatização.

 

É possível usar o ar-condicionado Janela e Split salas de cirurgia?

Esse processo de colocar ar-condicionado de janela ou Split nas salas de cirurgia são coisas delicadas, é necessário colocar aparelhos de ar-condicionados mais sofisticados para essa situação, por tanto, esses tipos de refrigeração não é o recomendado.

De acordo com o recomendado na portaria e na MS nº 3523/98 e na Resolução RE nº 9.

Você precisa de planejamento e controle da manutenção de ar-condicionado?

Planejamento PMOC ar-condicionado manutenção preventiva

Você pode fazer a gestão de manutenção preventiva dos ar-condicionados com uma ferramenta que a maioria dos técnicos usam que é uma estrutura para Gerenciamento do PMOC em Excel.

Essa ferramenta vai fazer tudo que você precisa para preservar a regularidade com a PMOC.

Trata-se de uma plataforma  para gerência na coordenação do projeto de manutenção, essa ferramenta pode ser usada para fazer qualquer  tipo de contrato de manutenção de ar-condicionado.

Vantagens do Sistema para Gerenciamento do PMOC ar-condicionado em Excel.

Essa ferramenta pode ser usada para fazer o  gerenciamento das manutenções de ar-condicionados e etc, independente da marca, assim como por exemplo:

  • Mini Split e K-7,
  • Split;
  • Chiller;
  • Torre;
  • Bomba;
  • Exaustor;
  • Bomba de Recirculação;
  • Fan coil;
  • Coifa;
  • Ventilador;
  • Fancolete;
  • Fan coil;
  • Mais.

Esse  sistema de gerenciamento também é acompanhado com um manual para o cadastro de aparelhos, para ficar mais fácil o ato de manutenção, e também é acompanhado por Indicadores de manutenção, junto assim como  o  Relatório (limitado ou mensal), entre esses também tem:

  • Programação de gerenciamento por ano de O.S,
  • Domínio de chamados,
  • Serviços de manutenção já pré-definidos
  • Formulário para produção da folha de rosto do PMOC onde se vê as informações pedidas pela ANVISA.

E essa ferramenta é fundamental para todas os estabelecimentos da modalidade  de manutenção de ar-condicionados, há profissionais que são liberais e técnicos de manutenção de ar-condicionado e para todos as modalidades de empresas que fazem o conserto em seus sistemas de ventilação.

Para estar adquirindo a ferramenta que é mais do que recomendada.Pmoc- gerenciamento de manutenção PMOC ar-condicionado

Outros artigos:

Importância de fazer Vácuo No ar-condicionado.

Curso segredos dos ar split’s.

A importância da manutenção do ar-condicionado automotivo.

A importância do Superaquecimento e Sub-Resfriamento na Refrigeração

PMOC ar-condicionado como fazer a gestão da manutenção?
Avalie este artigo!

Raphael Araújo

Seja bem vindo ao *Blog Goiânia ar-condicionado* Sou Raphael Araujo e vamos falar muito sobre ar-condicionado, todas as dicas relacionadas ao assunto e deixar você leitor por dentro de tudo. Qualquer crítica construtiva é bem vinda assim como os elogios, entre em contato por e-mail e deixe suas sugestões obrigado!

Website: http://www.goianiaarcondicionado.com/

Obrigado por deixar seu comentário!