A importância da manutenção do ar-condicionado automotivo.

A  é realmente precisa, porém poucas pessoas se preocupam o suficiente em realizá-la. Veja, neste artigo, qual a importância de fazer a manutenção do ar-condicionado automotivo e como isso pode influenciar na sua vida.

a importância da manutenção do ar-condicionado automotivo

Qual a importância da manutenção do ar-condicionado automotivo?

 

Ter um ar-condicionado no automóvel é uma comodidade que, principalmente no Brasil, pode fazer muita diferença e fornecer conforto. Principalmente se levar em consideração os dias mais ensolarados e, consequentemente, mais quentes.

 

Porém, sem realizar a manutenção do ar-condicionado automotivo, essa comodidade pode exercer o contrário e se transformar realmente em uma frustração.

 

Tudo isso acontece porque não basta instalar o ar-condicionado no carro se não mantê-lo limpo. Acima de tudo é preciso cuidar da vida útil dele através de medidas preventivas.

 

Não é difícil ver casos onde a procura pela manutenção do ar-condicionado automotivo só é feita depois que o aparelho apresenta problemas. Este é um erro popular, mas é o pior a ser cometido.

 

Isso se deve por conta que, se você não utiliza o ar-condicionado com tanta frequência, a umidade consequentemente irá ficar acumulada nas tubulações e aberturas do aparelho. Esse fator favorece a proliferação de fungos, mofo e bactérias diversas.

 

Tudo isso deixa o carro com um cheiro desagradável e ocasionará doenças respiratórias, como asma, e até desconfortos físicos.

 

Portanto, para evitar essa situação desagradável, o ideal é realizar a manutenção do ar-condicionado automotivo de acordo com o período que será recomendado posteriormente neste artigo.

 

É essencial frizar que esse procedimento deve ser feito por um especialista, para que seja eficaz e seguro.

 

Como a sujeira prejudica o funcionamento do ar-condicionado automotivo?

bactérias no ar-condicionado automotivo quando não se faz a manutenção

 

A sujeira é a principal responsável pelo defeito de aparelho de ar-condicionado, sejam estes de automóveis ou de ambientes. Por conta disso, veja alguns dos malefícios que estes fornecem aos aparelhos e identifique a importância de realizar a manutenção do ar-condicionado automotivo.

 

  1. Menor nível de refrigeração: Com o passar do tempo e com a falta de manutenção do ar-condicionado automotivo, o fluido refrigerante tende a diminuir sua pressão, isso faz com que o trabalho do aparelho fique mais fraco e menos eficiente.

 

  1. O surgimento de maus cheiros, mofo e fungos: Muitas das vezes, ao ligar o ar-condicionado, que não recebe a devida manutenção, é possível sentir o mau cheiro pelas aletas de ventilação.

 

Além disso, o surgimento de mofo e fungos pode danificar o aparelho mais rapidamente.

 

  1. As avarias mecânicas: As avarias mecânicas que podem surgir num veículo pode fazer com que o seu ar condicionado trabalhe de maneira mais lenta e, consequentemente, pior. Assim, se deve evitar o uso do ar condicionado quando ele estiver nessa situação e  consultar o apoio de um técnico para corrigir esta anomalia antes.

 

 

Quando deve ser feita a manutenção do ar-condicionado automotivo?

 

O ideal recomendado por especialistas é que a manutenção do ar-condicionado automotivo seja feita a cada 6 meses. Atente-se, pois você mesmo deve cuidar para realizar a troca do filtro do ar-condicionado e a higienização completa do sistema.

 

Porém, apesar de que pessoas digam que a troca do filtro é suficiente para manter o ar do seu carro limpo, isso não é verdade.

 

Isso se deve ao ato de que, embora seja muito eficaz, apenas isso não é o suficiente para eliminar todas as impurezas presentes na atmosfera. Por conta disso alguns micro-organismos (como fungos e bactérias, por exemplo) acabam ficando nos dutos que levam o ar frio para dentro do seu carro.

 

 

Durante o serviço manutenção do ar-condicionado automotivo feita com um especialista, peça a este para fazer uma revisão geral no sistema, procurando vazamentos, isso garantirá um trabalho mais bem feito. A partir disso, se você usar o seu ar-condicionado adequadamente, ele dificilmente apresentará problemas.

 

Veja outros artigos relacionados que possa lhe interessar:

Carga de gás em ar-condicionado de carros ganhe uma grana extra!

Como higienizar o ar do carro.

Ar condicionado funciona com motor desligado?

Ar condicionado veicular

Espero que tenha gostado das orientações sobre o assunto. Obrigado pela oportunidade. Até breve!

A importância da manutenção do ar-condicionado automotivo.
5 (100%) 1 voto

Raphael Araújo

Seja bem vindo ao *Blog Goiânia ar-condicionado* Sou Raphael Araujo e vamos falar muito sobre ar-condicionado, todas as dicas relacionadas ao assunto e deixar você leitor por dentro de tudo. Qualquer crítica construtiva é bem vinda assim como os elogios, entre em contato por e-mail e deixe suas sugestões obrigado!

Website: http://www.goianiaarcondicionado.com/

Obrigado por deixar seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.