Como identificar o capacitor certo para um ar-condicionado.

Como identificar o capacitor certo do ar-condicionado especifico? Quando nos deparamos com problemas nos capacitores de partida em um aparelho de ar-condicionado, significa que houve alguma descarga elétrica e isso faz com que o capacitor de partida enfraqueça ou até mesmo estoura.

Veja como descobrir o capacitor certo do ar-condicionadoMuita das vezes na hora de trocar o capacitor de partida, a primeira coisa que fazemos é retirar o capacitor danificado e conferir as suas medições em UF’s. Mais e quando encontramos capacitores com a descrição apagada ou até mesmo estourado, e não conseguimos identificar as descrições?

Identifique o capacitor certo do ar-condicionado.

Identificar o capacitor certo para um ar-condicionado específico é muito importante, pois caso utilize um capacitor ultrapassado para um compressor de menos capacidade, pode acarretar problemas de funcionamento ou até mesmo queimar o compressor.

Utilizar capacitores de menos microfarads, faz com que o compressor não parte e fique roncando tentando dar a sua partida inicial. É muito importante usar o capacitor correto na hora de trocá-lo.

Isso que vou relatar já aconteceu comigo e pode acontecer com qualquer técnico na área de ar-condicionado, dependendo da oscilação de energia o capacitor de partida pode estourar danificando a peça e ficando ilegível as descrições que indicam a quantidade de microfarads e referências importantes.

Acontece também por ser um ar-condicionado antigo, as descrições do capacitor de partida podem estar apagadas pelo tempo de uso ou até mesmo não conte-las em rótulo. Com isso fica muito difícil de Identificar qual o capacitor certo para aquele ar-condicionado.

Mas existe uma forma simples e rápido de fazer para descobri o capacitor certo do ar-condicionado, onde usaremos somente três cálculos simples de matemática, para identificar o capacitor correto para um ar-condicionado específico. Observe abaixo!

Calculo, para identificar o capacitor certo do ar-condicionado.

Antes de você saber como calcular e identificar o capacitor de partida certo para um ar-condicionado específico, vamos esclarecer algumas coisas como a LRA e os valores padrões que sempre usaremos nos calículos.

  • Oque é a LRA?

Como identificar o capacitor certo do ar-condicionado usando a LRAA LRA nada mais é que uma referência que os fabricantes de ar-condicionado deixa nas descrições do aparelho, essas descrições fica no compressor dentro da unidade condensadora, a LRA aponta a potência daquele compressor específico, cada compressor tem a sua LRA de potência ou seja um ar-condicionado de 9000 BTUs tem uma LRA ”X” ar-condicionado de 12.000 BTUs tem uma LRA “XX” Entendeu?

Se não entendeu ainda não se preocupe você vai entender nos próximos passos!  A LRA é o valor potencial do compressor para darmos início aos cálculos e identificar os microfarads corretos para aquele aparelho. Veja os cálculos abaixo!

Calculo de capacitor pela LRA do compressor.

Lembre-se são três contas simples mas tem que ser feitas corretamente para termos o valor final correto e identificar o capacitor certo do ar-condicionado na hora de trocá-lo. Preste bastante atenção!

Após você ter encontrado a LRA nas descrições da etiqueta no compressor do ar-condicionado, iremos começar com os cálculos.

Para acompanhar você com estes cálculos, vou usar um exemplo de uma LRA 29 para ficar mais fácil na explicação Siga os passos corretamente que no final tudo irá dar certo.


1°Calculo: LRA de 29 (Divida por) 5 = ”5,8 Resultado” Obs: Pegue a sua LRA descrita no compressor e dívida por 5 depois anote o resultado nos iremos usar na próxima conta.

2°Calculo: Referencia de capacitor 2296 (Vezes) 5,8 = “13160,2 Resultado”  Obs: Essa referência de capacitor que é 2296 você sempre irá utilizar no segundo cálculo multiplicando pelo resultado do primeiro cálculo. Anote o resultado nos iremos usar na próxima conta.

3°Calculo: 13160,2 (Divida por) 450 = “29,244…Resultado” Obs: Neste cálculo nós pegamos o resultado do segundo cálculo e dividimos por outro valor padrão que é de 450, este valor sempre iremos usar no terceiro cálculo quando você chegar ao resultado final, você vai eliminar os números depois da vírgula e preservar os números antes da vírgula. Este é o valor exato em microfarads para o compressor que calculamos.


Neste exemplo que usei o capacitor adequado para o compressor de uma LRA 29 é um capacitor de 29 microfarads, mas lembrando que podemos utilizar capacitores com valor de 5 a mais ou 5 a menos sem nenhum problema caso não encontre o capacitor de 29 UF.

Identificar o capacitor certo de um ar-condicionado não é mais um problema.

Entenda: Na primeira conta pegue o valor da LRA e dívida por 5, na segunda conta pegue o resultado da primeira conta e multiplique por 2296, na terceira conta pegue o resultado da segunda conta e dívida por 450, após ter o resultado elimine os números depois da vírgula e Preserve os números antes da vírgula. Este é o valor em microfarads que aquele compressor necessita para o bom funcionamento ou seja o capacitor certo do ar-condicionado.

Você entendeu direitinho? Espero que sim, olha antes de ir convido você a ler outros artigos em nosso site fique à vontade. Obrigado por mais essa oportunidade espero ter te ajudado de alguma forma e caso você tenha alguma dúvida deixe nos comentários. Até a próxima oportunidade!

Talvez você goste destes artigos:

19 Códigos erro ar-condicionado Carrier [faça o download].

Códigos erro de ar-condicionado, as 15 (Marcas Mais Usadas)

Curso conserto em placas de ar-condicionado [COM CERTIFICADO]

Super manual de códigos erro em ar-condicionado.

Como identificar o capacitor certo para um ar-condicionado.
5 (100%) 7 votos

Raphael Araújo

Seja bem vindo ao *Blog Goiânia ar-condicionado* Sou Raphael Araujo e vamos falar muito sobre ar-condicionado, todas as dicas relacionadas ao assunto e deixar você leitor por dentro de tudo. Qualquer crítica construtiva é bem vinda assim como os elogios, entre em contato por e-mail e deixe suas sugestões obrigado!

Website: http://www.goianiaarcondicionado.com/

4 Comentários

  1. Pingback: Será que o curso OS SEGREDOS DOS AR SPLIT funciona é bom mesmo

  2. Pingback: Códigos de erro do ar-condicionado ELECTROLUX os 06 mais comuns.

  3. Reginaldo

    Obrigado! me ajudou bastante com o texto de como identificar e calcular o capacitor certo para um ar condicionado vlw msm!

Obrigado por deixar seu comentário!