Estalos no ar-condicionado o que pode ser? 5 DICAS para amenizar

O aparelho condicionador de ar no dia a dia e nas noites quentes, torna-se um bom amigo e garante um ambiente agradável e uma sensação térmica boa para nosso corpo mais uma coisa que pode nos deixar irritados é os estalos no ar-condicionado a noite veja as possíveis causas de um aparelho de ar ficar estalando.

Ar-condicionado estalando a noite o que pode ser?

Bom, este problema consiste mais no período noturno na hora mais calma e que os barulhos se calam fica somente os ruídos mais próximos da gente, com isso podemos observar que o aparelho de ar-condicionado fica estalando mais qual o motivo para um ar-condicionado estalar?

Geralmente a noite o ar-condicionado quando está a muito tempo ligado começa a estalar repentinamente, sabe por que ele reproduz esses estalos somente a noite? A causa mais provável é que as carenagens do aparelho que são de plastico sofrem uma reação de choque térmico.

ar condicionado estalando a noite

Acontece que de noite por ser mais frio a troca de calor da unidade condensadora, pode-se dizer que fica mais de 100% eficiente na refrigeração do fluido refrigerante dentro do sistema, causando um sub resfriamento alterado e com isso o (gás) fluido refrigerante circula para a evaporadora com uma potência superior ao normal causando mais frio constante do ambiente interno.

Isso significa que a unidade evaporadora receberá variações de graus negativos, fazendo com que a circulação do gás seja muito baixa ocasionando o sub-resfriamento, algumas anomalias podem apontar variações inadequadas no seu equipamento, como sujeira na turbina ou sujeira nos filtros de ar, impedindo que o ar circule facilmente pela unidade evaporadora.

Com congelamento na unidade interna (evaporadora) pode reproduzir alguns sons de estalos na serpentina do equipamento, de acordo com o que a condensadora se esforça para climatizar o ambiente, a temperatura negativa faz com que a evaporadora congele sua serpentina reproduzido estalos internos.

Certifique-se que seu equipamento de ar-condicionado esteja limpo e funcionando perfeitamente, identifique também no período do dia se há congelamento nas tubulações de saída da unidade condensadora mais específico na  tubulação de alta ou seja na tubulação mais fina que sai da unidade condensadora do seu equipamento de ar-condicionado.



 

Ar-condicionado estalando o dia todo o que pode ser?

Quando o aparelho de ar-condicionado fica estalando o tempo todo, há indícios em partes ou componentes danificados. Veja o porquê abaixo!

Quando um aparelho de ar-condicionado recebe muitas manutenções preventivas (limpezas), pode acontecer que alguns dos componentes ou até mesmo as carenagens do equipamento venha ser danificadas, com isso pode haver vibrações e estalos na unidade evaporadora ou condensadora. Sendo assim seu equipamento de ar-condicionado pode sofrer afrouxamento nos encaixes da carenagem.

Isso acaba sendo Normal pois um técnico em ar-condicionado na hora de fazer a limpeza do equipamento vai desmontar toda parte necessária para efetuar a higienização bem sucedida, com isso as carenagens vão se afrouxando com o tempo de desmontagem e remontagem do aparelho.

Como amenizar os estalos no ar condicionado:

Amenizar os ruídos e estalos do seu equipamento de ar-condicionado, não quer dizer que irá finalizar com este problema por completo pois o equipamento com seu tempo de uso vai se tornando impossível reduzir ruídos específicos, mas podemos afirmar que com este procedimento vai melhorar e diminuir 70% dos ruídos no seu aparelho de ar-condicionado veja abaixo.

Para executar este procedimento é importante que você contrate um técnico especializado em limpeza e manutenção de ar-condicionado sabe por quê?  Por que um técnico experiente vai desmontar e remontar seu aparelho com bastante cuidado e com ferramentas adequadas, não tente fazer este procedimento por si só, pois pode correr risco de danificar ainda mais o seu equipamento.

Contrate um técnico para executar estes serviços.

Quando for contratar um técnico para fazer a limpeza do seu ar-condicionado explique pra ele que seu equipamento anda fazendo alguns estalos no período da noite ou no período comercial ou o que seja! Você quer amenizar estes ruídos.

Quando o técnico for fazer a visita, ele já vai saber qual o tipo de material ou ferramentas necessárias para resolver o seu problema, com isso fica bem mais fácil dele saber com que está lidando.

Analisando estalos no ar-condicionadoDesvendando os estalos no ar-condicionado.

  • Provavelmente quando o técnico contratado por você chegar até a sua residência a primeira coisa que ele irá fazer é conferir na unidade evaporadora, para saber se há alguma obstrução que impeça o ar de circular facilmente. 

 

  • Então ele fará a seguinte pergunta: De quanto em quanto tempo o senhor (a) faz manutenção no seu aparelho de ar-condicionado?

 

  • Logo ele responderá a você que o recomendável para residências que não usam o aparelho diariamente é de acada 6 meses e para ambientes com muito volume de pessoas e que usam bastante o aparelho no dia a dia é de acada 3 meses.

 

  • O segundo passo a se fazer é medir a pressão do gás no sistema, para saber se a quantidade está correta com o padrão do fabricante. Porque caso o equipamento esteja com baixa pressão significa que não há gás suficiente no sistema e que provavelmente acontece congelamentos constantes nas tubulações internas e externas causando os estalos.

Para resolver os estalos no ar-condicionado:

Pesquisando um pouco sobre o assunto de estalos no ar-condicionado descobrimos que vários técnicos da área, se deparam com clientes reclamando sobre ruídos e estalos nas unidades do equipamento, e encontramos algumas dicas que podem ajudar na hora de amenizar estes ruídos irritantes no ar-condicionado veja abaixo!

No portal e fórum web ar-condicionado encontramos alguns técnicos citando este problema, alguns deles relatam que as marcas Electrolux e Consul são as mais frequentes em reclamações de ruídos e estalos, mas que de algum tempo pra cá já vinham melhorando os componentes e materiais compostos no aparelho.

Estes problemas é bem comum quando se dilata a carenagem de plástico, e ao mesmo tempo com o calor ela se contrai causando os estalos no ar-condicionado, mas também pode ocasionar estalos na turbina ou motor de turbina e até mesmo direcionador de vento.

Aumentar a distancia da condensadora para amenizar ruídos e estalos no ar splitUma das dicas importantes para reduzir os ruídos e estalos no ar-condicionado é aumentar o tamanho da linha frigorígena, quer dizer o tamanho da tubulação, levando a condensadora para um local mais distante, com isso os ruídos diminuirá bastante.

Outra dica legal é adicionar vaselina em pasta nos quatro cantos da carenagem e nos locais onde vai os parafusos de fixação para quê o deslocamento da carenagem plástica não seja impactante ao ponto de estalar.

Dias quente meu ar-condicionado esta funcionado perfeitamente

 

Mas não quer dizer que você se livrou dos estalos no ar-condicionado Isso poderá amenizar um pouco e garantir quê o equipamento não seja o seu inimigo e sim o seu aliado nos dias mais quentes.




 

Veja também outros artigos relacionados em sosso blog:

Ar-condicionado fazendo barulho oque pode ser?

Como funciona o ar-condicionado split?

Por que o ar-condicionado causa dor de cabeça? Veja os motivos

 

Estalos no ar-condicionado o que pode ser? 5 DICAS para amenizar
5 (100%) 7 votos

Raphael Araújo

Seja bem vindo ao *Blog Goiânia ar-condicionado* Sou Raphael Araujo e vamos falar muito sobre ar-condicionado, todas as dicas relacionadas ao assunto e deixar você leitor por dentro de tudo. Qualquer crítica construtiva é bem vinda assim como os elogios, entre em contato por e-mail e deixe suas sugestões obrigado!

Website: http://www.goianiaarcondicionado.com/

Obrigado por deixar seu comentário!