Como economizar energia com ar-condicionado sem precisar desliga-ló

Economizar energia com ar-condicionado ligado é possível? Muitas pessoas buscam por métodos para economizar energia em casa, e o uso do ar-condicionado faz com que a conta da energia elétrica aumente bastante, neste artigo vou te ensinar como fazer um pequeno ajuste ou até mesmo uma limpeza no aparelho, pode economizar até R$70,00 ou mais para seu cliente.

Você cliente deve estar se perguntando: Vou ter que pagar para refazer a instalação de novo para economizar energia com o ar-condicionado ligado? E eu digo que não, apenas fazendo um conserto ou uma limpeza em seu ar-condicionado você consegue fazer essa economia de até 60%.

Como economizar na conta de luz sem desligar o ar-condicionado

O peso da conta de luz no final do mês.

Economizar energia sem ter que desligar o ar-condicionado é possível?

Você que é técnico ou mecânico pode aprender um pouco mais com esse método se caso passou batido nas aulas, e saber quais são as práticas adotadas quando é necessário para fazer uma revisão no aparelho de ar-condicionado.



Hoje em dia, a maioria dos aparelhos vem com a intenção de economizar energia elétrica, como condicionadores de ar, Refrigeradores, etc.. E a maioria dos clientes costumam comprar esse tipo de aparelho, que traz um grande benefício, mas depois de um tempo acontece o contrário. Quer saber porque?



O cliente pode comprar um ar-condicionado que faça essa economia (inverter), mas às vezes depois de um tempo, o consumidor paga uma conta de luz bem alta e acaba contratando um técnico para fazer o serviço de manutenção para solucionar o problema.

 

As vezes o profissional que fez a instalação primária, passou por cima de alguns critérios na instalação (inverter), com isso o aparelho promete economizar até 60% na conta de energia elétrica acaba fazendo ao contrario.



Procurando pelo assunto vi que ocorreu um caso de uma empresa que foi fazer uma manutenção no ar-condicionado na casa de um cliente, e eles falaram que era poeira e não havia mais nada de errado que levasse o aparelho aumentar o consumo energia elétrica, eles apenas fizeram uma limpeza e foram embora, e como resultado o cliente ficou insatisfeito, pois, o ar-condicionado não gelava corretamente e ainda consumia muita energia elétrica.



Mas como qualquer profissional de médio ou alto conhecimento veria aquilo de cara, ou dependendo da situação levaria até umas horas. Mas de acordo com a situação a hélice não estava rodando da maneira correta, o mesmo estava rodando de uma maneira fraca que é uma coisa que não pode ocorrer, pois isso aumenta o aquecimento na unidade externa e também o consumo de energia.

 

Isso precisava ser reparado imediatamente para economizar energia com ar-condicionado, tudo tem que estar sincronizado (Redondo). Isso fazia parte do problema, além de não estar rodando bem, estava gastando muita energia.

Economizar energia com ar-condicionado ligado pode ser bastante significativo para o cliente isso deve ser planejado na hora da instalação também.

Reduzir a conta de energia elétrica sem ter que desligar o ar-condicionado.

Como reduzir a conta de energia sem desligar o ar-condicionado

Conta de energia muito cara?


O problema que ocorreu acima foi a carga de capacitância baixa, isso faz com que o aparelho não dissipe o calor corretamente e com isso há um aumento na conta de energia.

  • E como que se faz essa medição de capacitância? Bom logo abaixo vou dar uma breve explicação, mas antes tenho que deixar umas coisas claras para quem está começando.



A capacitância mede-se a quantidade de energia que fica ali acomodado em um objeto, que no caso é o capacitor. A unidade para calcular a capacitância é o farad (F), estabelecido como 1 coulomb (C) de carga elétrica por volt (V) de diferença potencial.


Na execução, farad é uma unidade tão grandiosa que a capacitância habitua ser calculada em unidades menores, como, por exemplo o microfarad, que é um milionésimo de farad, ou o nanofarad, que é um bilionésimo de farad.


Mesmo que medições precisas exijam ferramentas caras, você conseguirá uma noção básica usando um multímetro digital ou um capacímetro simples.

 

Lembrando que estou falando do capacitor que fica junto na placa inversora que no caso é dos condicionadores de ar que contém a tecnologia inverter, e nos aparelhos convencionais o capacitor fica acima do compressor e pode ser um componente único conjugado ou individuais e não existe placa externa.

Como medir a capacitância do capacitor de Elice.

identificar componentes para economizar energia com ar-condicionado sem desliga-lo


O que se deve fazer primeiro é escolher a ferramenta para medir a capacitância, mesmo sendo os multímetros digitais mais baratos, que costumam ter a definição de capacitância “—|(—”. De costume ela serve para solucionar problemas básicos, e não é recomendado para medições mais precisas.



Os multímetros, eles são eficientes para apresentar bons resultados para a grande maioria de capacitores de filme, que quando eles mostram um comportamento igual aos capacitores perfeitos esperados pelo multímetro.



Se a situação for muito importante, considere adquirir um multímetro LCR (indutância, capacitância e resistência). Lembrando que esse pequeno guia se basear-se em multímetros simples. Modelos LCR será acompanhado com instruções para cada dispositivo e é muito melhor para fazer o serviço e com isso economizar energia com sem ter que desligar o ar-condicionado.



O segundo passo é desligar a energia que alimenta o circuito, lembrando também que o multímetro deve estar configurado para voltagem. Depois coloque os fios nos lados contrários da fonte de energia. Se de fato estiver desligada, a voltagem será de valor zero.



O terceiro passo de forma cuidadosa, descarregue o capacitor, o mesmo pode armazenar a carga por alguns minutos depois da desativação da energia. O próximo passo é colocar o resistor nos terminais do capacitor para poder eliminar a carga com segurança.



Para pequenos capacitores, utilize um resistor de 2.000 Ω e 5 W.
Capacitores maiores, como os avistados em eletrodomésticos, circuitos do flash de câmeras e amplos motores, costumam conservar uma grande quantidade de energia perigosa ou até letal, dificultando o serviço.


É fundamental ter um acompanhamento profissional. Utilize um resistor de 20.000 Ω com 5 W ligado por meio de um cabo de calibre 12 para 600 V.

O próximo passo é desconectar o capacitor. Fazer testes enquanto o mesmo está conectado ao circuito pode altamente trazer resultados imprecisos, ou até mesmo danificar outros componentes.

 

O ideal é tirar cuidadosamente, removendo a solda da conexão se for necessário, para que o método e troca seja bem sucedido.


Agora configure o multímetro para poder aferir a capacitância. A maioria das vezes os multímetros digitais usam um símbolo parecido com —|(— que apresenta a capacitância, o próximo passo é girar o disco até alcança-lo.


Se caso houver vários símbolos que compartilhem o ponto, pode ser que você aperte algum botão para mudar até que o representante da capacitância correta seja exibido na tela .



Se por acaso o seu modelo houver várias configurações no capacitor, opte por escolher a amplitude ideal e a sua estimativa de valores corretos. Se por acaso tiver apenas uma configuração, isso mostra que o multímetro poderá mostrar a amplitude de forma automática facilitando o serviço e resolvendo mais rápido o problema para economizar energia com ar-condicionado.


Agora o próximo passo a se fazer é ativar o REL quando possível,pois se caso o seu multímetro conter o botão REL , você poderá pressioná-lo enquanto os cabos para fazer os testes são separados, isso vai fazer com que a capacitância dos próprios cabos faça não acontecer interferências na medição.


Lembrando que este método só é necessário ao se calcular capacitores menores. Em alguns modelos, esse modo desativa a definição automática de intervalos.


Agora ligue os cabos de teste aos terminais do capacitor. Preste a atenção que os capacitores eletrolíticos, são polarizados, sendo fundamental diferenciar os terminais positivo e negativo antes de fazer a conexão para poder fazer corretamente o método e fazer com que o cliente economize energia com ar-condicionado ligado.



Pode ocorrer de não ser muito fundamental no teste, mas você de certo modo precisará identificar essa situação antes de utilizar o capacitor de um circuito. Procure por esses pontos dos seguintes Look for any of the following:

Um + ou – próximo a um terminal.
Se um pino for mais longo do que o outro, o mais comprido será o positivo.
A faixa colorida próxima a um terminal não é um marcador confiável, pois diferentes tipos de capacitor usam padrões diversos.





Existe outras dicas também que podem ajudar, você pode até informar essas dicas para seus clientes para ajuda-los a economizar energia com ar-condicionado ligado. Vamos para as dicas.



A primeira delas é manter os filtros do ar-condicionado limpos, pois quando sujos, o aparelho força o trabalho de ventilação.

Outro método bom para economizar a energia com o ar-condicionado é evitar o frio excessivo configurando o termostato da forma certa, o recomendado é manter a temperatura de 23 graus e também costuma ser a ideal;

Outra dica é manter as portas e janelas o mais fechado possível, para que o ar gelado não fuja por abertura nenhuma e nem entre o ar quente de fora para dentro, fazendo com que seu ambiente fique sempre gelado e confortável.

Uma dica importante é desligar o aparelho quando sair do local por muito tempo, mas fique ciente que se caso a saída for rápida não é necessário que desligue, pois isso pode fazer com que o consumo de energia aumente mais.

Vou incluir também é que se você sai por exemplo ás 16:00 horas e chega tarde, você pode desligar seu ar uma hora antes de sair, assim você vai ver a economia que você vai fazer no final de cada mês e ano.

Uma dica muito legal que a noite se possível ative a opção “sleep” ou “auto” que está presente na maioria dos modelos split’s, que ajuda a regular a temperatura automaticamente e que faz com que economize bastante energia.

Outra dica é fazer a manutenção do aparelho periodicamente, uma vez por ano por exemplo, você dizendo isso ao seu cliente, depois ele pode até entrar em contato com você novamente para que faça mais um serviço de qualidade.

Evite deixar aparelhos eletrônicos ligados desnecessariamente em locais onde possui o ar-condicionado, e é ideal também que faça o mesmo em outros lugares da casa/estabelecimento.
Outra dica importante é a potência do seu ar-condicionado em relação com o tamanho do ambiente que estará sendo refrigerado. Existe aparelhos com mais e menas potências, exemplo disso são os aparelhos com potência de 9, 12, 18, 36 e 60,000 BTUS.

O que é BTU?





BTUS é uma conta básica que um técnico faz para calcular a potência do aparelho para cada ambiente, que no caso são 600 BTUS para cada metro quadrado.



Para deixar um pouco mais fácil considere que um ar-condicionado de 9 mil BTUS é para um quarto por exemplo de até 15 metros quadrados para ele trabalhar de forma efetiva, para que o mesmo refrigere 100% o local sem precisar de gastar bastante energia.

 

É bom lembrar também que se caso você tenha o investimento passando, adquira um aparelho com uma capacidade de BTU’S maior. Tipo seu ambiente comporta um aparelho de 9 mil BTU’s você pode colocar um de 12 mil BTU’s com isso você economiza muita energia sem ter que desligar o ar-condicionado.


O contrário é se você colocar um ar-condicionado de potência pequena em lugares grandes, o aparelho vai forçar o funcionamento, causando a diminuição da vida útil e consequentemente gastar muito mais energia, fazendo com que todo mês o valor da conta de luz seja alta.



Tem muitas situações que acontece bastante também de lugares que tem ar-condicionado com voltagem de 110 e 220, e as pessoas acreditam que se elas colocarem um ar de 220 ela vai ter um consumo menor de energia , e isso é apenas um mito.


Os aparelhos de 110 e 220 vão funcionar de maneiras iguais, o que faz o aparelho gastar muita energia é o ato das pessoas que estão usando da forma incorreta e a potência dele. Se colocar um ar-condicionado pequeno em um ambiente grande ele vai gastar bastante energia.


No caso de algumas cidades, os ar-condicionados nacionais contém a voltagem de 220 e na maioria das residências só contém energia na voltagem 110. E muitas pessoas para ter a voltagem 220 o que eles fazem é fazer um gasto desnecessário com troca de padrão, pedir um aumento de carga e acaba gerando uma grande burocracia, sendo que não irá mudar nada.


Alguns acabam colocando um transformador, fazendo ter um consumo elevado pois é um aparelho a mais para estar usando, e a pessoa vai ter uma dor de cabeça a mais para ir desligar o disjuntor, para não deixar o aparelho lá em cima superaquecendo que pode até causar fogo.


Então se caso você ou seu cliente tiver uma voltagem de energia na casa de 110, coloque um ar-condicionado que seja 110 e o mesmo vale para os que são 220.


Uma dica que quero também deixar aqui é que você fazendo esses métodos para economizar energia com ar-condicionado, você estará ajudando o seu aparelho a viver mais, pois fazendo isso tudo vai preservar a vida útil do ar-condicionado. Dizendo melhor você irá aproveitar seu ar gelado por muito mais tempo.

Espero que você tenha gostado de nossas dicas para economizar energia com ar-condicionado ligado ou seja sem ter que desliga-ló para economizar na sua conta de luz ou na de seu cliente..

Economizar energia com ar-condicionado ligado, pode ser uma tarefa difícil mais fazendo os procedimentos corretos torna-se mais fácil e prazeroso investir em um bom profissional.

Compartilhe este artigo com seus amigos que utilizar aparelhos condicionadores de ar, acredito que eles também gostariam de saber que é possível economizar energia com ar-condicionado mesmo sem ter que desliga-lo.

Vídeo: Como reduzir a conta de energia com ar-condicionado! Resolução de problema.





Outros conteúdos que possam ser de seu interesse:

Como economizar com ar-condicionado?  (yahoo respostas)

Importância de fazer vácuo após a instalação do ar-condicionado.

Ar-condicionado não está gelando apenas ventila.

curso de instalação e manutenção de ar-condicionado split.

Superaquecimento e sub-resfriamento.

Ar-condicionado inverter motivos para compra-ló

Como economizar energia com ar-condicionado sem precisar desliga-ló
5 (100%) 2 votos

Raphael Araújo

Seja bem vindo ao *Blog Goiânia ar-condicionado* Sou Raphael Araujo e vamos falar muito sobre ar-condicionado, todas as dicas relacionadas ao assunto e deixar você leitor por dentro de tudo. Qualquer crítica construtiva é bem vinda assim como os elogios, entre em contato por e-mail e deixe suas sugestões obrigado!

Website: http://www.goianiaarcondicionado.com/

Obrigado por deixar seu comentário!