Ar-condicionado não gela mais? Veja 5 FATORES IMPORTANTES!

Seu aparelho de ar-condicionado não gela? Veja neste artigo os principais motivos porque seu ar-condicionado split parou de gelar, muita das vezes pode ser problemas em peças ou até mesmo erro nas configurações do parelho de ar. Não é normal que um aparelho novo de ar-condicionado split não gela o suficiente, sendo que os CÁLCULOS DE BTU foram feitos antes da compra.

Meu ar-condicionado não gela mais o que pode ser?

Pessoa com raiva porque o ar-condicionado não gelaMeu ar-condicionado não gela mais como antesUma logica básica, se por acaso seu aparelho de ar-condicionado desde, a instalação sempre foi um aparelho ótimo que atendia muito bem o ambiente e conseguia climatizar por completo, agora parau de gelar do nada significa que houve algum problema no equipamento vejamos.

Quando um aparelho de ar-condicionado para de climatizar o ambiente, podem ser alguns fatos simples. Ou também pode ter danificado algumas peças que possa ser bem caras ou talvez não, veja esse diagnostico!

  • As peças que podem fazer com que um ar-condicionado pare de gelar.

1°Primeiro fato: Com o tempo e as oscilações na energia elétrica, o capacitor de partida do aparelho pode enfraquecer ou até mesmo entrar em curto por completo.

2°Segundo fator: Caso o capacitor de partida não reage as oscilações ou corrente alta nos picos de energia elétrica o compresso pode entrar em curto circuito ou até mesmo travar as engrenagens internas.

3°Terceiro fator: Caso o aparelho de ar-condicionado foi instalado com fiação não suportada, a corrente elétrica com o tempo tende a romper está interligação.

4°Quarto fator: O protetor térmico que se agrega encima do compressor, pode está alterado e fica repentinamente acionando e interrompendo o funcionamento do compressor.

5°Quinto fator: Vazamento de fluido refrigerante, quando ou após a instalação do aparelho de ar-condicionado pode haver um vazamento de gás nas conexões ou flanges, isso pode fazer com que o ar-condicionado perda sua eficiência até esgotar todo o gás e parar de gelar.

NÃO SE PREOCUPE! abaixo iremos citar cada tópico acima e vamos juntos descobrir porque seu ar-condicionado não está gelando!

Quando meu ar-condicionado não gela  mais, OQUE DEVO FAZER PRIMEIRO?

Primeiro verifique se no controle de comando esta na função “Cool” que significa “Refrigerar” essa função habilita o funcionamento imediato da condenadora fazendo que ligue rapidamente no MODO FRIO. Pode acontecer que a pilha do controle esteja fraca e desconfigurou o comando na hora de ligar o aparelho.

Ar-condicionado sujo impedindo o aparelho de gelar

Ar-condicionado não está gelando e as tubulações congelando

Verifique outra coisa abra a tampa da evaporadora onde se encontra o filtro de ar, verifique se há obstrução (Sujeira) no filtro que impeça o ar de passar facilmente, por ultimo verifique nas conexões na parte externa se há congelamentos.

  • Defeitos mais graves.

 

Bom, um defeito grave no aparelho de ar-condicionado pode ser causado. Por descarga elétrica, vazamento de gás, queima de capacitores, defeitos em placas, rompimento de fios ou o travamento do compressor.

  • Oque fazer neste caso de defeitos graves que impeça o ar-condicionado gelar?

Nestes casos o melhor a se fazer é contatar um técnico especializado, pra ele fazer um levantamento de diagnósticos do aparelho por completo, para te passar uma relação de perdas e causas mais caso queira acompanha o serviço veja abaixo os diagnósticos.

Diagnósticos de ar-condicionado que parou de gelar.

Se houver uma descarga elétrica no aparelho.ar condicionado parou de gelar por descarga eletrica

  1.  Ele pode danificar capacitores, placas, protetor térmico e por fim compressor. Devem fazer alguns teste antes de condenar o compressor.
  2. Testes com capacímetro para medir a integridade do capacitor ou até mesmo fazer a troca do mesmo.
  3. Testar o pino de comunicação entre a evaporadora e condensadora verifique se a evaporadora manda sinal positivo para a condensadora, teste também a continuidade de ponta a ponta das interligações elétricas.
  4. Faça uma analise no protetor térmico medindo a continuidade de ponta a ponta ou substitua o mesmo.
  5. O teste do compressor dever ser feito com teste de continuidade e integridade de bobina, meça as escalas de ponta a ponta.

Defeitos no aparelho que impede o funcionamento.

Se houver rompimentos de fios.

Isso pode impedir a comunicação de ambas partes como condensadora e evaporadora defeito simples substitui a interligação colocando uma ligação externa.

Se houver vazamentos de fluido na conexão ou unidades.

primeiros sintomas a se ver, é que as tubulações congelando e o aparelho vai perdendo o rendimento até que não gela mais.

Neste caso identifique o vazamento, faça o reparo como flanges ou soldas, após faça a pressurização com nitrogênio e segure a pressão por mais 30 minutos, por fim esvazie o sistema faça o vácuo por mais ou meno 30 minutos e certifique que o ponteiro no vacuômetro não sairá dos mícrons.




Estes problemas pode acontecer com qualquer marca de ar-condicionado pode ser:

Carrier, Consul, Daikin, Elgin, Fujitsu, LG, Midea, Panasonic, Philco, Samsung, Springer, Agratto, Fontaine, Electrolux e ETC..

So muda Caso o aparelho de ar-condicionado que parou de gelar seja inverter.

Veja alguns artigos relacionados:

O gás do ar-condicionado pode acabar? Entenda sobre o sistema.

Ar-condicionado parou de funcionar do nada.

Vazamento de gás no ar condicionado

Para melhor te ajuda Clique Aqui para pesquisar um técnico em ar-condicionado perto de você! A pesquisa já está com relação de busca em defeitos de ar-condicionado que não gela.

Ar-condicionado não gela mais? Veja 5 FATORES IMPORTANTES!
5 (100%) 1 voto

Raphael Araújo

Seja bem vindo ao *Blog Goiânia ar-condicionado* Sou Raphael Araujo e vamos falar muito sobre ar-condicionado, todas as dicas relacionadas ao assunto e deixar você leitor por dentro de tudo. Qualquer crítica construtiva é bem vinda assim como os elogios, entre em contato por e-mail e deixe suas sugestões obrigado!

Website: http://www.goianiaarcondicionado.com/

Obrigado por deixar seu comentário!