Ao desligar ar-condicionado o condensador continua ligado

O problema e bem comum. Ao desligar o ar-condicionado o condensador continua ligado, não adianta ligar e desligar novamente o problema continua a mesma coisa, você desliga no controle a evaporadora desliga mais a condensadora continua ligada até congelar a serpentina.



O condensador continua ligado? vejamos os fatores recorrentes.

O problema de desligar seu condicionador de ar e a condensadora continuar ligada é, anomalia em defeito na placa de comando. A placa de comando em todos os condicionadores de ar split, é fundamental para o funcionamento do equipamento pois, cada componente que se encontra em uma placa de ar condicionado split tem seu valor.

  • Fusível:

O fusível por sua vez tem a obrigação de identificar a tensão que alimenta a placa toda, e todos os componestes existentes. Casos houver uma sobre carga ou curto circuitos o fusível irá romper para que não comprometa a placa eletrônica.

  • Fonte  de alimentação:

A fonte de alimentação tem por obrigação distribuir para cada setor de uma quantidade de tensão alimentando todo circuito.

  • Relé de partida:

O relé de partida é encarregado de alimentar a condensadora quando o usuário ligar a evaporadora no controle remoto, também se encarrega de desarmar a condensadora quando o usuário deligar a evaporadora ou os sensores de temperatura apontar que já atingiram a temperatura desejada pelo o usuário.

  • Sensores de temperatura:

Os sensores de temperatura dizem a placa de comando que a temperatura desejada pelo o usuário já foi atingida ou precisa de refrigerar mais o ambiente.

Os demais componente não se adequam a essa pergunta:  Ao desligar ar-condicionado o condensador continua ligado por que?

O condensador continua ligado apos desligar evaporadora veja o real motivo!

O motivo da condensadora continuar ligada após desligar a evaporadora é a terceira opção dos exemplos citados acima! O relé de partida.

Isso acontece quando seu aparelho já tem muito tempo de uso, ou a energia de sua residência oscila muito. 70% dos condicionadores de ar, colam o relé de partida por conta de oscilações na energia elétrica ou até mesmo em quedas constantes de energia.

Oque devo fazer?

Aconselhamos você fazer a coisa certa! Chamar um técnico especializado na área, ele poderá abrir a parte elétrica e retirar a placa de comando com os devidos cuidados.

Este problema pode ser corrigido em eletrônicas especializadas em placas de ar-condicionado, contate seu técnico e informe a ele que o problema está na placa de comando seja especifico no ponto de falar que o condensador não desarma por conta do relé colado, peça uma visita o mais rápido possível para não danificar outras partes de seu ar-condicionado.

Casos seu ar-condicionado tenha disjuntos exclusivo desligue-o!

Lembrando que este defeito citado acima trata-se de condicionadores de ar convencionais!

Quer aprender tudo sobre condicionadores de ar split’s? Você precisa conhecer este treinamento abaixo clique na imagem para saber mais:

Curso de Ar Split 728x90 - Ao desligar ar-condicionado o condensador continua ligado
Veja também neste outro artigo: Ar-condicionado liga e desliga sozinho oque pode ser?

Gostou de nossa dica? se sua resposta foi sim! Curta, comente e compartilhe! Obrigado pela oportunidade nos vemos no próximo artigo até lá..goiania ar condicionado

Ao desligar ar-condicionado o condensador continua ligado
4 (80%) 4 votos

Raphael Araújo

Seja bem vindo ao *Blog Goiânia ar-condicionado* Sou Raphael Araujo e vamos falar muito sobre ar-condicionado, todas as dicas relacionadas ao assunto e deixar você leitor por dentro de tudo. Qualquer crítica construtiva é bem vinda assim como os elogios, entre em contato por e-mail e deixe suas sugestões obrigado!

Website: http://www.goianiaarcondicionado.com/

2 Comentários

  1. Edson

    Excelente as explicações sobre assuntos relacionados a ar condicionado muito obrigado

    • Fico feliz em saber que você gostou de nosso conteúdo sobre ar-condicionado Edson, sempre que quiser voltar estaremos aqui para ajudar.

Obrigado por deixar seu comentário!